O que celebramos em uma Celebração de Dharma? O Dharma!

Nesta sexta-feira, demos início à Celebração de Dharma do Sudeste, com uma aula pra lá de inspiradora com a professora Kelsang Janglam do Centro Budista de Taubaté. Durante os preciosos ensinamentos, fomos instigados a entender, de fato, como se celebra a existência dos ensinamentos de Buda, o Dharma.

Uma celebração é quando temos a oportunidade de encontrar amigos espirituais, aprendermos estes ensinamentos, meditarmos, e compartilharmos experiências de como, ano após ano, nossas vidas vão mudando com o Dharma e nos regozijamos com as conquistas uns dos outros.

A professora Kelsang Janglam nos explicou que uma iniciação, em termos gerais é um método para nos conectarmos com a nossa capacidade de sermos melhores e aumentar a nossa confiança de desenvolver todo potencial positivo inesgotável dentro de nós.

Na iniciação, teremos a oportunidade de fazer uma conexão especial com uma mente completamente iluminada de um Buda. Isso nos faz perceber que temos todo potencial para nos iluminarmos nesta vida.

Mas por que celebrar o Dharma com uma iniciação de Buda da Medicina?
Em tempos tão degenerados como os que estamos vivendo, diante de tantas aflições mentais, Guru Buda da Medicina é como uma junta médica que nos salva de nossas maiores doenças: as delusões do apego, raiva e ignorância. A partir das bênçãos desse Buda, somos encorajados e empoderados para curar nossas mentes e, então, seguirmos com o que realmente importa: nossa vida espiritual! Quão especial e importante é esse momento?