DIA 1 – FESTIVAL BRASILEIRO DE DHARMA 2018

//DIA 1 – FESTIVAL BRASILEIRO DE DHARMA 2018

Finalmente chegou o dia de um encontro profundamente significativo e alegre no Centro de Meditação Kadampa Brasil – o Festival Brasileiro de Dharma 2018.

Enquanto muitos estão cuidando dos preparativos finais, carros e outros transportes trazem muitas pessoas de diversos estados do país para este ambiente abençoado. A troca de sorrisos e as calorosas saudações entre os amigos espirituais é a característica principal do local.

Com crescente expectativa e animação para receberem amanhã bênçãos rápidas como o vento com Gen-la Jampa, todos se dirigem para dentro do Templo Kadampa pela Paz Mundial para a aula introdutória com o professor residente Gen Togden.

Os primeiros ensinamentos práticos e leves dados pelo Gen Togden, nos encorajou a pensar o que é o caminho espiritual, vendo pela perspectiva do desenvolvimento das nossas virtudes e o abandono de ações negativas, em desenvolver o que é puro na nossa mente e abandonar o que é impuro.

Ele explicou fazendo a analogia de que é como uma viagem, traçar no mapa onde estamos indo e ter consciência de onde estamos agora. Não existe nem ir, nem vir; nem lá e nem cá. São apenas aparências à nossa mente, que surgem na dependência de causas e condições.

Gen Togden nos ajudou a contemplar que é preciso ter muito mérito para que o Dharma apareça para gente, para que um lugar como o Templo apareça para gente, para que os amigos espirituais apareçam, para que os monges e professores apareçam pra nossa mente. Precisamos de profundas realizações para compreender esses fenômenos através de compaixão universal e sabedoria do Mahamudra Tantra.

Para nos ajudar com esta prática especial de sabedoria, amanhã nós vamos encontrar Tara Verde e receber poderosas bênçãos por meio do nosso querido Vice Diretor Espiritual, Gen-la Jampa. Que inicio maravilhoso para nosso feriado espiritual!

2018-11-20T18:29:10+00:0014/11/2018|Diário FBD 2018|