DIA 2 – FESTIVAL BRASILEIRO DE DHARMA 2018

//DIA 2 – FESTIVAL BRASILEIRO DE DHARMA 2018

“A suprema bondade de Tara permeia todos os dias todos os seres.”

O dia ensolarado preenche com alegria e motivação o primeiro dia completo do festival.
As crianças foram a melhor representação desse dia, aproveitaram a oportunidade para brincar ao ar livre e os adultos aproveitaram dos cuidados especiais para desfrutar do mesmo, confraternizando e se envolvendo em contemplações. Muitos outros aproveitaram o espaço da cafeteria com seus amigos de Sangha, discutindo sobre os ensinamentos da noite anterior.

Logo cedo, tivemos uma meditação conduzida pelo professor Gen Geden, como preparação para a iniciação, cada sessão do Festival é programada para nos ajudar a extrair uma experiência completa para aprimorarmos nossa paz interior.

A iniciação ocorreu no segundo turno da manhã, concebida pelo Gen-la Jampa, ele explicou que a iniciação nos serve para estabelecermos uma relação forte com a Venerável Arya Tara. Uma relação tão próxima como se fosse nossa melhor amiga, uma amiga suprema que nada muda.

Precisamos dos cuidados de Tara, definitivamente ela irá cuidar de nós nesta vida e nas vidas futuras. Precisamos de alguém cuidando de nós e nos protegendo como uma mãe nas incontáveis vidas futuras, devemos nos preparar para a proteção de vidas futuras.

Quem é Arya Tara? É a realização direta de todos os Budas, manifestação de sabedoria iluminada. Compreendendo isso, entendemos porque ela é muito rápida para nos libertar dos sofrimentos e dores. É a manifestação do elemento vento purificado de todos os Budas, por isso, recebemos suas bênçãos de forma tão rápida. A suprema bondade de Buda Tara permeia todos os dias todos os seres.

Gen-la Jampa aproveitou e transmitiu ensinamentos de Venerável Geshe-la, nos levando à contemplação de associar nossa mãe desta vida à Guru Arya Tara: “Nossa mãe que cuidou e nos protegeu nesta vida, definitivamente é uma emanação de Arya Tara, que por vezes nos ajuda.” A mãe que normalmente vemos que cuida da gente, não existe do seu próprio lado. Enquanto nossa mente for impura, vai nos aparecer como um ser comum.
Quando purificamos nossa mente, veremos que a mãe que normalmente vemos não existe, se alguém cuidou de nós, veremos diretamente que é uma emanação de Arya Tara. Qualquer um que te ajude, se verificarmos cuidadosamente veremos que podem ser emanações de Arya Tara.

Gen-la nos ajudou a compreender isso e levar para nossos corações que ao purificar nossa mente conseguimos experienciar um mundo e pessoas puras, temos a oportunidade de melhorar nosso bom coração e nossa sabedoria.

Aprender a como fazer a nós mesmos e os outros felizes, as pessoas não tem ideia de como levar uma vida de virtude, que todos do mundo tenham a mesma boa fortuna.

Amanhã receberemos mais dois comentários transmitidos pelo Gen-la Jampa para nos ajudar a nos aproximar ainda mais de Buda Tara ensinando a praticar o seu método.

2018-11-20T18:24:01+00:0015/11/2018|Diário FBD 2018|